quinta-feira, 28 de maio de 2009

Actividade de interacção

Hoje tivemos a oportunidade e o privilégio de trabalhar directamente com algumas crianças portadoras de deficiências.
Criámos então algumas actividades com o intuito de cativar a atenção destas crianças e de assim, ficar a compreender um pouco mais acerca do seu mundo através da interacção com estas.
Usámos e abusámos de cores e de formas simples mas divertidas, sendo acompanhadas por uma música calma e relaxante e o resultado foi um sucesso,atingimos o nosso objectivo!
A alegria presente no rosto deles era cativante e sem dúvida que nos contagiou de tal forma a ponto de nos deixar mais desinibidos e entusiasmado na interacção com eles e assim, estiveram presentes muitos miminhos, festinhas e algumas frases carinhosas proferidas em tom de brincadeira (visto que o Miguel era um doce de miudo e devia mesmo ter umas 20 namoradas, como lhe dizia a Cláudia).
Deixamos aqui então uma nostalgia no ar e uma vontade imensa de rever estas crianças:)
Um grande obrigado ao Miguel, à Mariana e a Patrícia por serem tão amorosos e apetecìveis e o nosso obrigado também ao nosso gabinete de psicologia.

Equipa Sem Barreiras

terça-feira, 26 de maio de 2009

"Do It Yourself"

Ontém, dia 25 de Maio, realizámos a actividade "Do It Yourself", com a turma do 8ºC.
Depois de muito planeamento, e muita planificação, finalmente aconteceu...
Começámos por dividir a turma em 4 grupos, uns de cadeira-de-rodas, uns mudos, outros surdos e os restantes cegos. Equipámos os alunos com material diverso, para "brincar ao faz de conta". Consistiu num roteiro pela escola, feito por esses mesmos alunos, que tinham várias tarefas a completar, em diferentes postos distribuidos em pontos estratégicos da escola.
No final fizemos um mini debate com os participantes, para tirar algumas conclusões, e entregámos diplomas.
Em breve iremos publicar fotografias...

Aproveitamos para agradecer à turma que participou, à escola, por ter sido muito receptiva, ao Centro de Saúde de Santa Comba Dão, e por fim ao Lar de São Joaninho, em especial à Senhora Carmina!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Novidades

Estamos no terceiro e último periodo deste ano lectivo, e a conclusão do projecto "Sem Barreiras" aproxima-se.
Estamos a desenvolver um trabalho que denominámos "Expôr Legalidades", que consiste em fazer um roteiro de Santa Comba Dão, procurando exemplos de acessibilidades e inacessibilidades, e tirar imensas fotografias. Depois iremos expôr na nossa escola excertos da nossa legislação, em concordância ou discordância.
No dia 26 de Maio iremos receber, na nossa biblioteca escolar, um grupo de três crianças multideficientes, para umas horas de interacção. Estamos a trabalhar nos jogos que faremos com eles :) Tudo à base de sons, luzes e histórias infantis.
Finalizaremos com uma apresentação à nossa turma e ao nosso professor, das actividades realizadas, para depois mergulharmos nas imensas horas de estudo para os exames.
Continuem conscientes!
A Equipa Sem Barreiras

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Agora... Palestra

O dia da tão esperada palestra chegou!
Começamos por nos dirigir à sala 12 que nos disponibilizaram para apresentarmos um pouco do trabalho desenvolvido. Estava aberta a todos os alunos interessados nas exposições da nossa turma. O nosso cantinho tinha imensas fotografias e imagens referentes ao tema que tínhamos vindo a tratar. Encontrávamos, também, os cartazes que colocamos no 1º período, pequenos livros e panfletos relacionados com o nosso trabalho.
A nossa palestra deveria ter começado às 10.45, mas devido a alguns problemas técnicos teve inicio um pouco mais tarde da hora prevista. Começou então por volta das 11.
O primeiro membro do grupo a falar foi o To Zé começou por cumprimentar as pessoas, agradecer a presença e pedir a colaboração de todos. A Mariana fez uma pequena actividade com língua gestual, ensinou alguns gestos como Bom dia, Obrigado, Boa tarde, entre outros, pequenas palavra que deveriam ser ensinadas nas escolas, pois podem ser precisas no nosso dia-a-dia. A Ana Luísa seguiu explicando o porquê da palestra (titulo do trabalho, principais objectivos, principais motivos pelo qual o fazemos, pequenas explicações do que fizemos no período passado). A actividade de Brain Storming foi dirigida pela Cláudia. Esta actividade não só pretendia a interacção com os assistentes, como também, perceber qual o significado da palavra Diferença para cada um deles. A Rebecca apresentou um dos nossos convidados. O senhor Fernando foi uma pessoa que enfrentou, na nossa idade e na sua vida escolar uma sociedade ainda sem atenção às minorias. Seguiu-se o seu testemunho que conseguiu comover tos os presentes. Chegou a vez da Cláudia que, tal como a Rebecca, apresentou o nosso segundo convidado o senhor Adalberto, técnico superior do instituto nacional para a reabilitação. Ele é também coordenador do conselho editorial do magazine televisivo “Consigo” e também coordenador da revista “Integrar”. Para concluir o To Zé despediu-se e agradeceu mais uma vez a presença de todos e a sua colaboração.


“Está nas nossas mãos construir uma nova sociedade, mais alerta para a integração de todos”

quarta-feira, 18 de março de 2009

E Agora.... Palestra!

O grande dia aproxima-se.... Depois de muitos contactos, viagens, emails, planeamentos, discussões, o dia D está aí: a nossa palestra!
É importante, não só porque vai decidir a nossa nota na disciplina, mas principalmente porque vai ser um grande teste à nossa capacidade de mobilizar as pessoas para a nossa temática.

Já temos dois convidados confirmados, um individuo portador de deficiência que nos vai dar o seu testemunho real sobre como é andar numa escola sem acessibilidade. O segundo interveniente será então um membro do Instituto Português para a Reabilitação, em principio o Sr. Dr. Adalberto Fernandes.

Descobrimos recentemente que teremos que ter uma sala temática acerca do nosso trabalho durante todos os dias 26 e 27. Mais um trabalho para organizar....


Fiquem bem.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

E Foi Assim....

Ponto de partida: Vimieiro, Santa Comba Dão

Entretenimento em viagem: A Bola


Estivemos sempre atentos a sinais de acesso

Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra


Vista superior do átrio, salas de aulas de ambos os lados

Quadro alusivo à participação nos Jogos Paralimpicos

Ludoteca da Associação


E transformam-se em sapos...

Medalhas, e méritos dos membros da Associação



Equipa Sem Barreiras

Depois de tanto trabalho, há que repor energias (no caso do Zé, com um Burger XXL)

E esperar pelas moças das compras!

Viagem de volta, às gargalhadas devido às nossas figuras durante a entrevista!!


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Viagem á APCC



Depois de muito planeamento e de algumas confirmações, na terça-feira, realizámos finalmente a viagem a Coimbra, para entrevistar a Dra. Teresa Paiva.
Partimos cedinho pela aurora da manha(11.30h), no carro do Senhor Tó Luis, rumo à estação do Vimieiro, onde fomos repetidamente questionados por uma funcionária da CP quanto à nossa satisfação em relação aos serviços.
Chega o comboio(finalmente), e toca a instalar as bagagens todas, sacar do almoço, e rezar para não sermos expulsos do comboio por piquenique em local desadequado.
O comboio chegou a Coimbra por volta das 13.20h, dividimo-nos por dois taxis, e fomos direitinhos à Associação.
Chegámos cedo e, felizmente, entrámos para a entrevista pouco depois.
A Dra. Teresa foi muito esclarecedora, e deixou-nos com bastante matéria para reflectir. A meio da entrevista, fomos interrompidas pela Professora Pilar, que se juntou ao debate, e nos prestou uma enorme ajuda, devido à sua imensa experiência.
No final da entrevista, foi-nos feita uma tour pelas instalações da Casa, e foi-nos apresentada a turma sobre a qual nos debruçámos bastante (iniciativa nova da APCC, integração de uma turma de alunos não deficientes com as restantes turmas de deficientes). Fomos brindados com uns versos da canção "Swing", representada belissimamente pelos alunos.

Saímos da Associção cedinho, e passeamos por Coimbra, calma e discretamente.
Voltámos às 18.35h, chegámos a Santa Comba Dão ás 19.30h, casa, jantar, caminha, pois o dia foi comprido!!

Fica aqui um Obrigado gigante à APCC, pela sua gentileza e pelo enorme contributo que fizeram ao enriquecimento do nosso projecto, e das nossas consciências.

Em breve, publicaremos fotos hilariantes ilustrativas do nosso dia de diversão :P

sábado, 14 de fevereiro de 2009

"Um Grau de Diferença"

A TVI passa amanhã à noite, logo após o Jornal Nacional uma reportagem, inserida no especial de informação TVI - Repórter, sobre a inserção de deficientes em escolas regulares. Muito apropriada, esta peça jornalistica tem tudo para ser brilhante. Fica aqui publicada a notícia publicada no site da TVI, sobre a reportagem em questão:

______

"O Governo português anuncia que nunca se investiu tanto em educação como agora, e que dentro de 4 anos será possível integrar todas as crianças deficientes, no ensino público. É o sonho de qualquer pai ou mãe que têm um filho deficiente.

Porém e apesar das muitas promessas anunciadas, a realidade é um ensino especial votado ao esquecimento e ao abandono.

A TVI foi conhecer a educação proporcionada pelo Estado às crianças que sofrem de uma qualquer deficiência - alunos cegos, surdos, autistas, com trissomia 21, com paralisia cerebral¿

Fomos às escolas de referência e o que encontrámos foi surpreendente: a escola modelo, apresentada pelo próprio Ministério da Educação, é uma escola onde ninguém teve formação para estes alunos "especiais", onde não há materiais adequados, e onde os professores acabam por comprar, do seu bolso, muitos dos elementos necessários para estas aulas!

Ou seja, para além das boas intenções do Governo, nada funciona.

A nova lei entrou em vigor há mais de um ano, levando a que os alunos que estavam em estabelecimentos de ensino especial financiados pelo Estado, fossem encaminhados para escolas públicas. Escolas que não estavam, nem estão, preparadas para os receber.

São histórias de crianças, famílias e professores que têm de fazer quase tudo para que estas crianças tenham direito a uma vida com futuro.

"Um Grau de Diferença" é uma reportagem da jornalista, Ana Leal com imagem de Ricardo Ferreira, a montagem é de Pedro Cordeiro., será emitida no próximo Domingo, dia 15 de Fevereiro, a seguir ao Jornal Nacional no Repórter TVI."

______

Vale a pena ver de certeza...

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Contactos

Esta semana foi preenchida de respostas afirmativas.

Enviámos há um tempo uma carta para a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, e quase desistimos de obter resposta, quando uma simpática Senhora dos Serviços Administrativos da escola nos entregou um oficio vindo da Associação! Foi-nos indicado o contacto da Dra Teresa Paiva, com quem conversamos ao telefone.
Resultado: Terça-feira, dia 17 de Fevereiro, o nosso grupo irá fazer uma "visita de estudo" ao Centro de Paralisia Cerebral de Coimbra, para entrevistar a Dra, e para conhecer as instalações e os alunos. Segue-se agora registar meticulosamente o plano de viagem, para agradar a todos...

Enviamos também um e-mail Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., com vista a receber alguém representante na nossa palestra. De novo, resposta afirmativa. Um telefonema no mesmo dia confirmou, estamos só á espera de saber quem será o representante escolhido :)

De resto, preparações da palestra, muitas conversas formais com pessoas importantes/interessantes, e o desejo de uma sociedade mais inclusiva!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Novidades

Olá, boa tarde.

Temos algumas boas novas a transmitir!
Ao recolher contactos de entidades/pessoas que possam vir a participar na nossa palestra, nasceu a ideia de convidarmos alguém deficiente, com experiência, para dar um testemunho real. E voilá, a psicóloga da escola comunicou ao grupo que estabeleceu contacto com um individuo deficiente, possivelmente interessado :)
Enviámos uma carta, com as credenciais da escola, para o Presidente da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, e continuamos á espera de uma resposta!
Uma das professoras da nossa escola fala língua gestual, e vamos ter uma aula com ela, para enriquecermos a nossa palestra com algo de dinamico! Iremos comunicar com os alunos em língua gestual durante uma parte da apresentação.

Continuem conscientes :)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Decisões

O nosso trabalho começou com algumas interrogações, pois tinhamos que ter em conta as nossas actividades e a calendarização não ajudou muito.
Começamos por decidir se iriamos participar num concurso a nivel nacional denominado " ESCOLA ALERTA ", chegamos á conclusão que não teriamos tempo para realizar as propostas contidas no regulamento desse mesmo concurso.
Ao fim de expormos algumas ideias dadas por cada elemento do nosso grupo, decidimos optar por fazer uma escola virtual em 3D , que será apresentada na nossa palestra final a realizar no 26 ou 27 de Março do presente ano.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Programa (consigo)

(Consigo) é o nome de um programa da RTP2. Passa todos os dias depois da hora de almoço e é possivelmente o programa de maior impacto social que passa actualmente na televisão.

Tem como temas principais a reabilitação e a integração de deficientes na sociedade e tudo o que tenha a ver com igualdade social em geral...

"O Consigo, em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, procura mudar mentalidades e mostrar o que de bom se vai fazendo pela inclusão dos cidadãos com necessidades especiais. A juntar a quem nasce com deficiência, Portugal tem muitos cidadãos incapacitados pela guerra colonial, pelo elevado número de acidentes rodoviários e, cada vez mais, pela idade. Por isso, é urgente valorizar a diferença e tornar o país mais inclusivo. Desde a saúde à educação, novas tecnologias ou turismo, o Consigo é feito de reportagens sobre casos de sucesso, inovações, informação útil e boas práticas."
RTP - CONSIGO


Podem ver alguns episódios online aqui. Visitem, vale mesmo a pena!

Bem, o nosso grupo mandou um email para a equipa, a falar-lhes do nosso projecto. Ao qual, eles gentilmente responderam:

______

Olá, Cláudia,

Obrigada pelo vosso contacto. Ficamos muito contentes por terem tido a iniciativa de criar esse projecto. É interessantíssimo, para fazermos uma reportagem, da próxima vez que formos para essa zona. Fica aqui guardado, e fica prometida uma visita. Pode dar-me um ou dois números de telefone, que possamos contactar mais directamente na altura?

Entretanto, fiquem com o regulamento do Escola Alerta, já que têm o projecto, podem concorrer - há prémios :-). A entrega de trabalhos termina em Março.

http://www.inr.pt/uploads/docs/programaseprojectos/EscolaAlerta0809Regulamento.rtf
O INR (www.inr.pt) é quem patrocina.

Saudações e até um dia destes.

______

Assustador? Um pouco....

Bem, agora resta saber se vamos mesmo para a frente com a candidatura ao projecto "Escola Alerta". Para além de ser um projecto de um envergadura que nunca pensamos obter com o nosso "Sem Barreiras", os prazos são apertados. Mas a esperança mantém-se. =)
Sabe mais sobre o concurso em questão aqui.


Daremos novidades em breve,


Equipa Sem Barreiras

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

E SE...

Vem tu também fazer uma visita guiada ao nosso trabalho...




domingo, 4 de janeiro de 2009

E SE...

Aqui ficam os cartazes que afixamos pela escola:



"E SE... PÁRA! E se fosses portador de uma deficiência? Olha à tua volta... Encontrarias dificuldades no teu meio escolar? O nosso projecto baseia-se na consciencialização de todos para o problema da inclusão de deficientes nas escolas. Afinal eles têm os mesmos direitos que nós. O que os diferencia, na maior parte das vezes, são somente as limitações físicas. Queremos fazer-vos reflectir no "E SE...". Queremos que os deficientes possam realmente escolher entre uma escola normal e uma escola especializada (uma escola justa e sem pressões). Sabemos que muitas vezes as escolas especializadas são a escolha mais acertada... Mas... E SE... um deficiente quisesse frequentar uma escola regular... como a nossa? O direito de escolher seria mais um passo para a sua autonomia... Pensa nisto... Pensa: E SE..."













E SE...

Vamos lá então explicar o que já fizemos....

O trabalho deste 1ºPeríodo (E SE...) esteve, essencialmente, ligado à nossa escola como edifício e foi uma espécie de introdução ao tema.

O que quisemos foi alertar as pessoas para o "E SE...". E se fossem portadoras de uma deficiência? Como iria ser o seu dia a dia na nossa escola? Fariam as mesmas coisas com a mesma facilidade?
Claro que não!

Chegada tal conclusão, o que fizemos foi espalhar, um pouco por todo lado, mensagens sobre o que estava\está mal, ou que poderia\pode ser mudado.
Afixamos também mensagens em braille, onde as pessoas podiam sentir as "letras" e compreender um pouco como é "ler com o tacto".
Por fim criamos um video onde fizemos uma "visita guiada" pela escola para mostrar todas as mensagens.

Aqui ficam algumas fotos da preparação do nosso trabalho:

































sábado, 3 de janeiro de 2009

Introdução

Olá,

Obrigado por te teres ligado a nós.
Vamos então definir este "nós" que insiste em mudar mentalidades e em criar consciências melhores...

O projecto SEM BARREIRAS é da autoria do grupo de Área de Projecto, do 12ª C da Escola Secundária\3 de Santa Comba Dão (acede à nossa escola aqui).

Basicamente, SEM BARREIRAS, pretende alertar o maior número de pessoas (mas sobretudo a nossa comunidade escolar) para as dificuldades de integração de deficientes físicos em escolas regulares. Para isso queremos fazer com que as pessoas tomem consciência do que poderia ser melhorado na nossa escola.

Se continuares a aceder a este site no futuro, verás que terás novidades sobre as actividades que vamos fazendo.
A publicar brevemente estão as informações sobre o período escolar passado.

Este trabalho está dividido em três partes (cada uma correspondente a um período).
A primeira parte (já executada) tem como designação "E SE...", e foi fundamentalmente uma chamada de atenção para as barreiras arquitectónicas no edifício da escola. Como já disse, vamos explicar tudo isto melhor com publicações futuras.


Não deixem de nos visitar. Nunca é demais mais um blog com esta temática.


Equipa Sem Barreiras